quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Entrevista do baterista Kai Hahto à DrumHeads!



Kai, você não é apenas o baterista do Wintersun. Você também toca para Swallow The Sun, e anteriormente para o Rotten Sound. Você poderia se imaginar tocando em uma banda que não toca algum tipo de Metal?

Kai Hahto: Sim, com certeza. Desde 15 anos eu toco em uma banda Rock Blues chamada Max on the Rox. E também fiz um monte de shows "pop", por exemplo, em casamentos ou festas empresariais. Mas isso era apenas uma banda para pequenas festas. Tocamos U2 ou Lenny Kravitz, coisas assim. Eu acho que você deve ser capaz de reproduzir todos os tipos de música. Quando eu comecei a tocar bateria, eu toquei coisas como Iron Maiden ou AC / DC, porque eu estava ouvindo muito durante esse tempo. Mais tarde, eu também tive interesse em outros tipos de música. Então eu comecei a aprender  Jazz.


Como você aprendeu as técnicas desse estilo musical?

Kai: Eu morei em Nova York por um tempo, e toquei com Joe Morello, Freddie Gruber, Riley John e Jim Chapin. Esse foi o auge de meus estudos em Jazz. Eu queria aprender mais com "os velhos" para ficar ainda melhor e tocar com mais abertura de espírito.  Foi ótimo! Eu aprendi muito com eles e melhorei minhas técnicas. É por isso que eu estou realmente apaixonado pelo Jazz.

O Jazz ainda influencia a sua maneira de tocar bateria?

Kai: Sim. Na minha opinião, o Jazz não é apenas um estilo de música. Para mim, é a liberdade. Isso significa que eu mantenha a mentalidade do Jazz. Por exemplo, você sabe que suas mãos e pés podem fazer certas coisas juntos para improvisar um pouco. Eu gostaria de acrescentar pequenas coisas nas canções aqui e ali para mantê-las interessantes. Eu apenas deixei minha imaginação ir livre. Como eu já disse, aprendi muito com o Jazz, por exemplo, a cruz-coordenação. Durante uma Blastbeat, eu posso liberar minha mão direita contra o metro 4/4. Resumindo-o: O espírito do jazz está sempre em minha cabeça, mas de uma forma mental.

E sobre a mentalidade do Metal?

Kai: Quando eu era um jovem garoto, me senti totalmente apaixonado por este tipo de música. Minhas raízes musicais são baseados no Metal. Eu só conectei a sensação do jazz com o Metal - e  funciona perfeitamente em conjunto.

E sobre a sua posição na banda? Você influencia com suas próprias ideias?

Kai: Para o primeiro álbum do Wintersun com o Jari, ele me enviou um e-mail. Ele queria que eu a tocasse bateria na banda. E ele me mostrou as partes de bateria e eu só tocava. Mas para o segundo álbum, trocamos algumas demos. Ele me deu algumas orientações e criei boas ideias. No final, funcionamos muito bem juntos. Então, para "Time I" eu fui realmente envolvido.

 Mas você não está apenas tocando em bandas. Você também dar aulas de bateria, certo?

Kai: Definitivamente. Eu trabalho em minha própria escola na minha cidade natal. Lá eu tenho uma sala de 45 m², com cinco kits de bateria. No momento, quando estou em turnê. eu ensino para mais de 80 alunos. Jukka Nevalaien do Nightwish, e Jaska  Raatikaien  do Children of Bodom também foram meus alunos. Eu não só ofereço aulas habituais. Isso significa que, eu os treino uma semana e eles têm a possibilidade de dormir e de comer na escola. Para sessões individuais,  estou usando um TD-30 e kit de bateria e um kit acústico. O kit acústico é equipado com microfones. Além disso, tenho um microfone nos fones de ouvido isolados para conversar com meus alunos durante um exercício. Isso funciona muito bem em conjunto. Entre nós, há um engenheiro de som, que os ajudam muito a me ouvir ao mesmo tempo.

Esse sistema de ensino parece muito especial ...

Kai: É apenas mais fácil de se explicar uma técnica ou um ritmo. Além disso, eles podem ver o que eu faço com  osmeus pés, porque há espelhos no lado e na frente da bateria. Então, estou sempre posso verificar o que eles fazem e o que eles poderiam melhorar. Em média,tocamos cinco ou seis horas por dia.


Um dia de treinamento por muito tempo!

Kai: Mas não é um problema. Eu escrevo tudo, de modo que eles podem se lembrar  em casa. Eu os dou algum trabalho para casa, como nos tempos de escola. Isso ainda é importante. Eu os empurro para praticar muito para além das aulas de bateria.

Você também trabalha em especializações ?

Kai: Sim. Eu fiz uma tour para Pearl com o Demon Drive Pedal na Finlândia. Eu também fiz fora da Finlândia, mas não tantas.


Não é nada mau! Parece que você não faz nada mais que tocar bateria. Isso significa que você sempre tem que estar em forma. Você fazer alguns aquecimentos antes dos shows?

Kai: Ah sim, eu faço. Como regra geral para mim mesmo: eu nunca vou ao palco sem warm-ups, como um boxeador. Eu tenho que estar um pouco suado. Então, estou pronto. Eu costumo aquecer uma hora antes do show começar. Eu toco no teclado, estico meus dedos, braços e os pés. Eu só toco no chão. Eu quero ter certeza de que eu não me machuco..


Parece que você é um baterista nato. Há alguma coisa que faz além de turnês e ensinar para bateristas?

Kai: Ah, eu não tenho muito tempo para outras coisas (risos). Às vezes eu toco piano. Mas há muitas coisas para fazer o tempo todo. Este trabalho me mantém vivo para ele. Essa é a maneira que é. Quando eu realmente tenho um tempo livre, eu o gasto muito com a minha esposa e meus dois filhos. Família vem em primeiro lugar. Às vezes trabalho na minha casa. Essa é uma daquelas coisas que eu realmente gostaria de fazer, em vez de ficar com a bateria o tempo todo (risos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário