quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Entrevista: Jukka Koskinen fala à Noisecreep




O Wintersun passou os seus últimos oito anos como uma das bandas favoritas pelo público - mas em espera. O projeto de Jari Mäenpää, ex-Ensiferum, lançou o seu primeiro álbum, auto-intitulado, em 2004. É uma música forjada por ambição, técnicas complexas, e a tecnicidade  realmente se adapta às palavras  "grandioso" e "épico".

Se em seguida tivessem entrado em cena como ''hellhounds'', o Wintersun teria facilmente conquistado o gosto dos fãs de Nightwish ou Children of Bodom, pela sua supremacia do Metal escandinavo. Infelizmente, eles excursionaram com pouca freqüência, e levaram oito anos para lançar o seu segundo álbum: ''Time I''. No entanto, o mundo assistiu. E esperou. E em 2012 foram finalmente recompensados.

A Noisecreep falou com o baixista Jukka Koskinen no último show de sua turnê pelos EUA com os suíços do Eluveitie. A banda (também constituída pelo baterista Kai Hahto e o guitarrista Teemu Mantysaari) recebeu uma grande recepção das audiências americanas. A turnê foi marcada por insanas reações, com ingressos esgotados e alguns shows tiveram que ser remarcados para locais maiores, a fim de atender a demanda do Wintersun. Agora, com a conclusão do álbum ''Time II'' se aproximando (a banda optou por dividir os 90 minutos de novo material em dois álbuns) e um retorno concretizado, os finlandeses do Wintersun estão finalmente começando a sua história em plena ascensão.


Vocês foram surpreendidos pela sua primeira turnê nos EUA?

Jukka: Sim, a turnê foi incrível. Cada show, cada cidade... Nós realmente não sabíamos o que esperar. Estávamos animados e felizes por ter a oportunidade de vir aqui, mas isso não é nada parecido com o que esperávamos. Partimos do pressuposto de que algumas pessoas estavam indo como nós, mas nós realmente não achávamos que os shows ficariam tão lotados e as pessoas marcariam mesmo presença. Eu sei que soa como um clichê, mas cada show foi incrível. Talvez Los Angeles e Montreal foram os destaques, mas todos eles foram incríveis. Tudo foi pelo menos um 8 em 10. Nós não poderíamos pedir uma primeira turnê pelos EUA melhor. Na minha opinião, quando se trata do público norte-americano, ele é os mais energético do que os da Europa.

Para quando vocês estão planejando em voltar?

Jukka: O plano, no momento atual é que, de janeiro até maio, o Jari colocará os últimos retoques na mixagem do ''Time II'', e nós esperamos lançá-lo no final de 2013 ou, se não, bem cedo em 2014. Com isso, vamos entrar em turnê pela Europa e na América do Norte novamente. Temos que voltar aqui o mais rápido possível. A gravadora (Nuclear Blast) está positivamente chocada com o quão bem ele (Jari) trabalhou. Está muito cedo para dizer se iremos como headliners ou em apoio a uma banda maior, ainda não sei. De uma forma ou de outra, vamos estar de volta em breve.


Esta é a primeira turnê pelos EUA na história da banda, mas o Wintersun também não fez muitas turnês? 

Jukka: Sim. Nós não fizemos muitas turnês. Foram duas turnês pela Europa em 2005 e 2006 e, em seguida, alguns shows na Finlândia. Além do que, nós excursionamos pela Europa em outubro, e esta (turnê nos EUA) tem sido a nossa quarta maior turnê. O Wintersun realmente não fez muitas turnês - mas agora, é claro, estamos muito mais ativos - o que fica para planejar.

O que você acha que fez o Wintersun atingir tantos fãs americanos?

Jukka: É uma boa música. Também há o destaque para um monte de música que já foi lançada. Mas uma coisa tem ajudado a não lançarmos o nosso segundo álbum até agora. Bandas de Folk Metal tem estado em turnê nos Estados e na Europa. No passado, fomos considerados como uma banda de Pagan Metal, o que tem muito a ver com o fato do Jari  ter vindo do Ensiferum, mas o Wintersun tem muito mais a oferecer. Há um monte de outros sons e gêneros diferentes em nossa música do que toda aquela coisa pagã ou folclórica. Também trazemos muito mais tecnicidade para a música. O som Wintersun é como uma trilha sonora de filme, mas ninguém considerou o nível que temos. Temos um lado mais suave, um lado muito progressivo, e também um lado muito brutal para o que fazemos.

O que os fãs podem esperar de ''Time II''?

Jukka:  Haverá canções mais pesadas e definitivamente mais solos de guitarra ! Há sete solos de guitarra em ''Time II'', ao invés de haver apenas um em ''Time I''. Há também a canção mais bonita que eu já ouvir Jari fazer.  Eu acho que os fãs vão ficar muito felizes com ele.

Quando vocês dividiram o álbum "Time" em dois registros, como decidiram quais músicas ficariam em cada disco?

Jukka: A ordem das faixas tem sido sempre o mesma. Nossa primeira gravadora trouxe essa ideia. Quando eles pediram isso, nós fomos contra, mas então pensamos direito sobre isto,e percebemos que iríamos ganhar muito mais atenção do que deixá-lo ser apenas um álbum de 90 minutos de duração. Agora que estamos o dividindo ao meio, permitiremos que as pessoas realmente ouçam o disco, e apreciem o trabalho duro que colocamos nele. Sabíamos que os fãs iam ficar um pouco triste quando souberem que estávamos lançando o ''Time'' em dois registros. Tipo, ''estamos esperando por oito anos e agora eles estão dividindo o álbum em duas partes! Qual é?'' Mas eu acho que as pessoas começaram a entender por que fizemos isso dessa maneira, e todos estão bem com isso.

Wintersun é amplamente conhecido como um projeto solo do Jari. O resto da banda também trabalha nas gravações ou ainda é só ele?

Jukka:  Hoje em dia, estamos funcionando completamente como uma banda, e todo mundo toca as suas partes no estúdio. Não é como costumava ser no primeiro álbum, onde Jari tocou todos os instrumentos, exceto a bateria. Naquela época, o Wintersun era um projeto solo do Jari, e até mesmo o Kai era apenas um músico de estúdio. É uma banda totalmente ativa agora.

Após oito anos agonizantes de gravações e regravações, como se sentiu quando finalmente o novo álbum foi concluído?

Jukka: [Risos] Aliviado. Eu acho que todos nós temos que dizer que nos sentimos aliviados, pois foi o fardo mais pesado que estava em nossos ombros. Claro, ainda há muito trabalho a fazer em ''Time II'', mas não vamos começar do zero, pois as músicas já estão gravadas: apenas faltam a mixagem e a masterização. É tão grande que o registro já foi lançado e nós podemos estar ativos novamente em turnê, e é legal ver que as pessoas não se esqueceram de nós. Eu acho que isso tem impulsionado tudo. Apesar de termos levado vários anos para chegarmos até aqui, as pessoas estão esperando. Elas não se esqueceram de nós. As pessoas estão tão felizes, e elas estavam esperando por um longo tempo, assim como nós.

Por que o disco demorou tanto?

Jukka: Por causa de algumas coisas. Uma grande coisa, por exemplo, foi que Jari teve que começar do zero quando se tratou de compor toda a orquestração. Era algo que ele nunca tinha feita antes: compor muitos instrumentos para uma canção. Nós não podíamos pagar por um computador mais potente. Nós precisávamos de vários computadores ligados uns aos outros para ter energia e memória RAM suficientes para fazer as coisas que precisávamos fazer. É claro que também há o lance sobre a inspiração. É um projeto enorme. Poderia ter sido um problema no lado mental para o Jari, como perder e então reencontrar inspiração. Se a inspiração está perdida, quem sabe quando ela vai voltar? Tanto o material técnico quanto o de inspiração precisou de um bom tempo, mas, é claro, o Wintersun não vai assumir nenhum compromisso após este prazo. Talvez não vamos seguir o ciclo de um álbum normal de dois anos, mas não somos uma banda normal também.

Por que o Wintersun não levou um produtor para ajudar nas gravações?

Jukka: Bem, nós estávamos pensando sobre isso, mas o Jari é o próprio produtor. Eu honestamente não sei se isso teria ajudado muito. Jari tem uma visão muito clara de si mesmo. Mas quem sabe? Talvez no futuro.




O que você diria a respeito da visão do Jari sobre o Wintersun? Como você acha que ele se lida com a música?

Jukka: Essa é uma pergunta interessante. Sua visão é muito pessoal e ele sabe exatamente como ele quer que o Wintersun seja. O Wintersun está vivendo pelo Jari ou você poderia dizer que ele está vivendo pelo Wintersun. O Wintersun ainda está em desenvolvimento, e tudo o que possa vir virá. Vamos dizer que nós sabemos exatamente o que queremos fazer, e os planos que temos para o futuro são muito confiantes, assim como sempre fazemos. Nós somos muito fortes com os quatro caras na banda - especialmente com o Jari. Se eu tivesse que compará-lo a alguém, seria com o Devin Townsend. Ele faz as suas coisas e são completamente dele.

Jari freqüentemente menciona Devin como uma influência, bem como Steve Vai, Emperor e a banda austríaca de Black Metal, The Summoning. Um monte de suas músicas podem ser descritas como atmosféricas, o que também pode ser dito sobre o Wintersun.

Jukka: Isso é verdade. Somos também muito influenciados por filmes e trilhas sonoras. Trilhas sonoras como Gladiador. Filmes japoneses. Filmes asiáticos como ''O Tigre e o Dragão''. Você pode ouvir um elemento muito forte, uma emocional melodia japonesa e asiática no Wintersun. Na verdade, eu quase comprei apenas a trilha sonora de ''O Hobbit'', mas eu queria ver o filme antes de comprar a trilha sonora. Todos nós amamos o trabalho de Howard Shore - como em ''Senhor dos Anéis'' também,  a trilha sonora é muito, muito inspiradora e influente.

Você é do Norther também. Ainda são uma banda?

Jukka: Não, decidimos nos dissolver. Eu estava na banda durante todo o tempo em que existia: todos os 12 anos. Todo mundo tinha tantas outras coisas para fazer, era impossível manter a banda ativa. No ritmo que as coisas estavam indo,posso dizer que éramos capazes de tocar um show por ano, e talvez, fazer um disco a cada poucos anos. Agora estou muito mais ocupado e dedicado ao Wintersun.


Matéria Original:

http://www.noisecreep.com/2013/01/03/wintersun-time/


Nenhum comentário:

Postar um comentário