sexta-feira, 19 de julho de 2013

Entrevista: Wintersun fala à Music Finland



Londres-Manchester-Nottingham-Newcastle-Belfast-Dublin-Bristol - estas são as próximas sete paradas na turnê europeia de verão do Wintersun, chegando ao Reino Unido esta semana. Tivemos um bate-papo com Teemu Mäntysaari, Jari Mäenpää e Kai Hahto, falando sobre os seus planos para os próximos shows e o som de seu novo material.

Olá Wintersun! Como vocês estão?

Teemu: Estamos nos sentido muito bem mesmo! Nós tivemos um show no Ilosaarirock na Finlândia, que foi ótimo, e agora temos um dia de folga na ensolarada Londres, e fazendo um pouco de promo.Como você se sente para se apresentar no Reino Unido e na Irlanda?


Teemu: Nós estamos muito felizes em voltar ao Reino Unido! Tocamos no Bloodstock Festival em 2011, mas a última vez que fizemos um show em um clube foi em 2006 ( na turnê com Amon Amarth e Týr), por isso já faz um tempo. Temos ótimas lembranças das apaixonantes multidões do Reino Unido, e estamos ansiosos por algumas novas grandes memórias com ainda mais pessoas dessa vez!O que você tem planejado para os próximos shows no Reino Unido?


Teemu: Vamos tocar um set concentrado no material do álbum Time I (2012), mas também tocaremos uma boa quantidade de músicas antigas. Neste Verão, também acrescentamos a ''Beautiful Death'' nos set lists - a última vez que tocamos essa música foi em 2008. Temos também duas bandas britânicas interessantes, a Savage Messiah e Bloodshot Dawn, como atrações de abertura nesta turnê, que irá completar o pacote 'kick-ass'!


Seu terceiro álbum de estúdio Time II está previsto para 2014. Que tipo de processo criativo está por trás do novo full-length? 


Jari: O processo foi o mesmo que o do Time I, uma vez que ambos os discos foram escritos e gravados ao mesmo tempo. Depois do álbum de estreia Wintersun (2004), comecei a escrever novos riffs e melodias, e construindo as ideias das demos. Enviei as demos ao Kai e nós trabalhamos sobre as modalidades da bateria. Quando as estruturas musicais básicas e os arranjos foram concluídos, fomos ao Sonic  Pump Studios para gravarmos  a "carne e batatas": bateria, guitarras base e baixo. Depois a parte mais difícil do processo foi iniciada. Eu tinha que gravar todos os overdubs, os vocais, os solos de guitarra e a melodia/acústicos/ guitarras extras, e compor e organizar todas as orquestrações e sintetizadores, e enfim, mixar tudo isso. Ambos os álbuns foram esforços realmente DIY e um grande processo de aprendizagem ao longo do caminho. Quando comecei, eu não tinha experiência em todas as produções de orquestrações e gravação com os computadores. Eu sabia que não havia outro jeito, então eu precisava aprender todas essas coisas. Mas eu também queria fazê-lo desta forma pois sempre amei o trabalho de estúdio e gravação sozinho. Nós já começamos a mixagem do Time II e soa melhor do que o Time I. Então eu estou feliz com isso e acredito que o novo álbum vai surpreender muita gente. 

Você terá a sua primeira turnê nos EUA em agosto deste ano, e você prometeu tocar exclusivamente para os seus fãs a nova música "The Way of the Fire". Como você descreveria o seu novo material?

Kai: O novo material em Time II continua na mesma linha do Time I, tanto na duração das músicas quanto aos complexos arranjos. Existem alguns elementos novos que não fizeram parte antes, e o material foi dividido em duas músicas mais rápidas, duas mais lentas e também algo mais atmosférico. Então, o contraste é muito grande no novo álbum. Há momentos de alegria, tristeza, raiva e beleza.


Nesta primavera, vocês chegaram aos 200 000 fãs no Facebook. E com as turnês pelo mundo, provavelmente vocês ficarão mais próximos a eles. Que tipo de reuniões você já experimentou na estrada? 


Kai: É sempre muito bom conhecer a pessoa por trás das mensagens do Facebook. Tentamos pelo menos agradecer aos fãs após os shows, tirar algumas fotos e dar um autógrafo. Eu acho que a melhor parte é quando você descobre o quanto a música significa para eles - que aquece o coração e dá-lhes o poder para dar o seu melhor em todas as noites. Os fãs realmente merecem isso!

Vocês foram nomeados para a "melhor banda internacional" e "melhor álbum" na premiação alemã Metal Hammer, e a cerimônia de premiação acontece em setembro. O que mais vocês têm planejado para o resto do ano?


Kai: Nós não temos nenhum show depois da turnê norte-americana em agosto-setembro, e nosso maior plano é terminar a mixagem do Time II. Esperamos tirá-lo assim que o álbum estiver finalizado na mixagem e masterização. Depois começaremos a nos preparar para a próxima turnê com o Time II,  e tirando novas fotos promocionais e etc. Então, estaremos ocupados novamente quando o novo material estiver pronto. Estamos realmente ansiosos para isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário