terça-feira, 24 de setembro de 2013

Entrevista: Teemu Mäntysaari fala à Metal Hangar 18




Olá! :) Em primeiro lugar, obrigado por esta oportunidade! Por favor, apresente-se!

Olá, eu sou Teemu Mäntysaari. Eu toco guitarra no Wintersun.

Onde está você agora? Como está indo a turnê?

Passando um dia de folga em Roswell, Novo México. A turnê tem sido muito bem sucedida até agora e uma outra grande experiência! Nós temos tido bom tempo dentro e fora do palco e nós estamos muito felizes com a recepção e as reações que temos obtido do público em todos os lugares.

Eu vejo vocês oferecendo meet and greets especais e acesso a passagens de som .. e até mesmo alguns jantares particulares e  aulas de guitarra na turnê. Isso é realmente muito bom. É ótimo ver vocês  mantendo contato com os fãs. O que você acha sobre esses músicos egoístas que se esquecem de como eles se tornaram famosos e se esquecem de agradecer os fãs?

 Eu acho que é importante para qualquer banda respeitar os seus fãs, porque - como você disse - afinal são eles que compram os discos, vão aos shows, compram merchans e fazem com que uma banda continue lançando músicas e turnês .Na turnê norte-americana ,como healiners, queríamos tentar algo novo e oferecer a todos os fãs que compraram o seu  ingresso na pré-venda uma possibilidade especial para ganhar um acesso à passagem de som e meet & greet. O jantar particular foi coisa mais exclusiva que fizemos nesta turnê. Todas estas coisas, incluindo também as minhas aulas de guitarra particulares, têm sido algo que realmente não fizemos na turnê anterior, mas todos elas funcionaram muito bem e temos obtido um bom retorno dos fãs. 

Como você exatamente entrou na banda?

No outono de 2004, após o lançamento do álbum auto-intitulado, Jari procurava por um guitarrista, então eu me candidatei, fiz duas rodadas de testes e fiquei na banda.

Como foi o processo de “Time I”? 

Houve períodos em que parecia que o álbum estava condenado – basicamente, tudo o que poderia dar errado deu errado em algum momento  do processo. Problemas técnicos - principalmente relacionados ao computador - foram a maior luta. Mas nós fomos capazes de avançar com os tempos difíceis, resolvemos  os problemas e, finalmente, fizemos de acordo com a visão original.

Aposto que todo mundo te pergunta a mesma coisa, mas demorou um longo tempo para lançar "Time I", então  quando podemos esperar a segunda parte? E, mais importante, o que esperar, você pode nos dizer algo mais? 

Quase tudo já está gravado para Time II, apenas uma pequena quantidade das faixas vocais que ainda falta. A mixagem a já foi iniciada e quando voltarmos para casa, depois dessa turnê, e termos  um pouco de descanso, Jari continuará a mixagem do álbum. Não há data de lançamento definida ainda, mas estamos muito confiantes para lançar Time II em 2014. Basicamente, continua onde o Time I parou , com um estilo semelhante de produção e trilha sonora do filme, como orquestrações. As músicas de Time II serão um pouco mais diversificadas, variando entre agressivas e rápidas. 

Qual é a sua opinião sobre a reação dos fãs durante os shows? Porque, você sabe, todos nós amamos isso. Uma obra-prima absoluta, parabéns a todos vocês pelo grande trabalho! 

Em geral, as reações dos fãs durante nossos shows são geralmente muito boas e as pessoas parecem realmente apreciar a música. Uma audiência energética também nos dá mais energia no palco. Sons Of Winter and Stars, Land Of Snow and Sorrow e Time, todas têm muitas partes memoráveis ​​que as pessoas gostam de cantar, o que é sempre bom de ver!

Existem planos para fazer um álbum ao vivo ou um DVD?

Existem alguns planos para fazer um DVD ao vivo após Time II, mas nada certo ainda.

Vocês, algumas vezes, são chamados de “Sons Of Winter and Stars”.. como se o fato de que vocês são da Finlândia influenciasse em seu trabalho? A poderosa Helsinki, a ilha viking, etc

Há, naturalmente, muito influência da música finlandesa, cultura, natureza, etc.  Por exemplo, o som de um instrumento de cordas finlandês, chamado Kantele, inspirou  alguns dos nossos riffs. Eu acho que certo tipo de melancolia - historicamente popular na música finlandesa - pode ser ouvida em canções do Wintersun tão bem, mas pessoalmente eu vejo o Wintersun como uma mistura de influências de muitas culturas diferentes.



Falando em  "Sons Of Winter and Stars", eu não posso esconder que, na minha opinião, a parte mais poderosa da música é a parte do coro. Eu já falei com metade dos participantes e os parabenizei. Como é que surgiu a idéia de fazer essas coisas e chamar os melhores “filhos do  inverno” para fazê-las?

Queríamos um grande coro para determinada parte da canção, então pedimos alguns de nossos amigos para nos ajudar. Fizemos a sessão de gravação durante uma noite no Sonic Bomb Studios em Helsinki e foi muito divertido!


Qual é o seu equipamento de guitarra  em geral ?


Eu uso guitarras Ibanez (vários modelos:  LACS, J-Custom, USA Custom), Fractal Audio Axe-FX preamp/FX processor, cordas D’Addario, Bare Knuckle Pickups (Black Hawk and Aftermath) e Dunlop Ultex Sharp 1.0 Custom picks.

Será que o Wintersun gostaria de fazer um cover? E se sim, qual banda você escolheria?

Nós tocamos  um monte de covers  nesta turnê, sempre escolhendo uma música de alguma forma relacionada com a cidade em  que estamos tocando. Em Nova York, tocamos "New York New York", de Frank Sinatra, em Boston tocamos "Walk This Way " do Aerosmith, na Filadélfia," Eye Of The Tiger " do  Survivor, em Toronto " YYZ "do Rush,  em Detroit " Detroit rock City ", do Kiss, em San Francisco " Orion / Blackened" do Metallica , em Vancouver "Life ", de Devin Townsend, etc. Nós ainda temos algumas surpresas planejadas para o resto da turnê.Eu acho que também seria divertido gravar, mas é difícil de dizer agora qual a banda que eu escolheria. 

Eu acho que você nunca foi à Bulgária .. ainda. Há muitos fãs do Wintersun que esperam o dia em que vocês anunciarão um show lá... Mas o que você já ouviu sobre o nosso país, há algumas impressões e expectativas?

Eu nunca fui à Bulgária e não tenho ouvido muito sobre a cena Metal lá, então eu realmente não tenho nenhuma expectativa, mas espero ter a chance de tocarmos lá. 

Você não tem nenhuma tatuagem, certo? Você tem planos de ter e o que elas seriam? 

Não tenho tatuagens e não tenho planos de ter uma no momento.

E aqui estão algumas perguntas que eu faço a todos e que seriam do interesse dos fãs:



Nome: Teemu Mäntysaari
Data de nascimento: 07 de janeiro de 1987
Hobbies:  academia, ciclismo, esportes em geral
Banda / música preferida: Há tantas. Para citar apenas uma do topo da minha cabeça: Dio / The Last In Line
Música favorita do Wintersun: Sons Of Winter and Stars
Livro favorito:  Creative Guitar 1 & 2 by Guthrie Govan
Sabor de sorvete favorito:  chocolate com menta
Disciplinas escolares favoritas: música,educação física, matemática
Bebida alcoólica favorita: Baileys Irish Cream
Quando eu era pequeno eu queria ser: um engenheiro de Lego
O lugar mais bonito que já estive até agora: Tolmin, Eslovênia
Se eu não tocasse guitarra, eu estaria tocando ..: bateria ou piano
Eu nunca fui para ..: Japão, China, Austrália, Nova Zelândia, etc etc
A música / banda que me meteu  no Metal é: Iron Maiden
O último show que eu fui como um fã: King Diamond no Tuska Open Air
Na minha opinião, o álbum de metal de todos os tempos é:  Dio - Holy Diver

E minha última pergunta: O que você gostaria de dizer aos seus fãs búlgaros e os leitores do Metal Hangar 18? :)

Obrigado por todo o apoio! A melhor maneira de ajudar o Wintersun a tocar na Bulgária é espalhar a palavra no local, indicar a banda para todo mundo que você conhece e perguntar gentilmente aos promotores sobre Wintersun. Espero ver vocês em breve!

PS:  Algumas questões foram feitas pelos fãs do fã-clube búlgaro do Wintersun.


Matéria Original: